sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Esperar é sim saber!


Ah sim, a espera. Não, não somos treinados para esperar. Crescemos aprendendo a fazer a coisa acontecer. Tudo é muito rápido. Os “fat-foods” (sim, troquei fast por fat de propósito!), os instantâneos, o micro-ondas, e até a internet já se tornaram incapazes de acompanhar nosso ritmo acelerado e louco que não espera nada nem ninguém.

Enquanto escrevo esse breve ponto de vista meu e-mail está aberto, atento à qualquer nova correspondência eletrônica (imagine ter de esperar o carteiro!), o facebook me notifica alguma possível atualização e enquanto penso nas melhores palavras aproveito para trabalhar no meu TCC, além é claro de conversar sobre gastronomia com minha esposa. Estaria usando sms se as fronteiras da Tim não me impedissem. Assim é a vida hoje. Não há tempo para fazer uma coisa de cada vez e me pergunto até de onde você está tirando tempo para ler esse post.

Com tamanhas facilidades, tamanha velocidade e um matrix tomando conta do mundo, atrofiamos cada vez mais nossa capacidade de esperar. Não falo apenas de esperar a namorada ideal, o sapo que vai virar príncipe ou o emprego dos sonhos de Deus. Absolutamente! O que me preocupa é que não sabemos mais esperar por NADA! O download que não acaba, a internet que está lenta, o miojo que não fica pronto logo e o fim do mundo que nunca chega são apenas a ponta de um iceberg que não sabe mais como esperar o próximo metrô na plataforma.

Desculpe nobre Chico, mas
Esperar é sim saber
Quem sabe faz a hora
Enquanto espera acontecer

Já dizia Napoleão que "a impaciência é um grande obstáculo para o bom êxito." Sempre que não esperamos perdemos. O contrário da espera, que no português poderia ser o des-espero apenas nos faz sofrer. O menor dos prejuízos de quem não espera é a perda de sua saúde. Pior que a conta do hospital, do psicólogo e do asilo é a perda da família, dos amigos e da cabeça. A gastrite, a úlcera e o câncer não serão nada se comparados à felicidade perdida, à família perdida e à história esquecida. 

O Mestre por excelência aconselhou-nos mais de 2 mil anos atrás: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”, “Será que com todas as preocupações juntas poderão acrescentar um único momento à vida de vocês?” (Mateus 6:27 – NVI e BV respectivamente). Ah, esperar. A espera é o que nos faz crescer, nos ensina a viver e nos mostra como confiar. Não seria quem hoje sou não fosse pelos anos que tive que esperar enquanto me tornava em quem sou. Sim, esperar é sim saber. Claro que a espera nem sempre (eu disse nem sempre) é cruzar os braços e ver a banda passar, nisso concordo com o Chico. Mas a espera é sem dúvida mais que uma oportunidade de ser feliz, a espera é uma escola. Paciência, coragem e fé são sinônimos que dão testemunho aos expectantes de nossa vida.

Esperança e paciência são precedentes para a perseverança que por fim traz a vitória. Desespero e impaciência, entretanto, nos levam a perder mesmo a musica da banda que passa cantando coisas de amor. Constantemente reclamando da banda nos esquecemos que também fazemos parte dela – talvez apenas tocando um pouco mais desafinadamente.

Tenho visto um enorme grupo de jovens cristãos espalhados Brasil a fora declarando ter escolhido esperar. Esses merecem nosso respeito e honra. Sim, esperar é uma escolha difícil, mas que vale à pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu ponto de vista...