quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cristão Juggernaut


Nasci muito tarde para saber se a Marvel criou algo de realmente útil para as crianças. Assim, as poucas imagens que me restaram dos chamados “Heróis” tem mais que ver com mutantes que lutam para manter a audiência das crianças e juvenis do que para salvar o mundo.
Entre esses, estava um conhecido por poucos, o Juggernaut. Juggernaut ou o Fanático (uma tentativa aportuguesada de facilitar as coisas, sem se importar com a estética) era o meio irmão de Charles Xavier dos X-Men. Seu poder, diferente dos demais mutantes, não provinha de mutações, mas de algum tipo de magia roubada de um cristal. Era absolutamente invulnerável! Nenhum outro herói poderia derrotá-lo pela força. Um verdadeiro Juggernaut. Não importa que poderes o seu herói favorito tivesse, não seria capaz de vencer o Fanático.
Mas como acho que um vilão que sempre vence perderia a graça e diminuiria a audiência, a Marvel presenteou Juggernaut com uma única fraqueza. Nem o mais forte poderia derrotá-lo. Nem todo o grupo de X-Men juntos poderia vencê-lo. Sua força era invencível, mas sua mente poderia ser controlada. Bastante vantajoso para Charles Xavier, seu meio irmão que tinha poderes telepáticos! Claro, isso se o Fanático estivesse sem seu capacete que impedia o controle mental.
Conheço alguns cristãos assim! Jovens que conseguem ir em qualquer lugar sem ser influenciados pelo meio. Políticos bem sucedidos que são invulneráveis à corrupção. Homens de negócio que não aceitam propina nem presentes em troca de sua dignidade. Acho que posso chamá-los de SuperCristãos. Não faz muito tempo conheci um que entrava em sites de relacionamento adultos para alertar outros de que ali não era seu lugar. Ouvi de um que dizia ser capaz até de acessar conteúdos pornográficos sem ser levado à tentação e um outro que adquiriu o hábito de “pregar o Evangelho” em prostibulo!
Com todo respeito e admiração por esses, não sei se é muito vantajoso tornar-se um Juggernaut espiritual. Lembro-me de um herói da Bíblia que por pouco não se perdeu, por ser forte demais. Sansão, o Juggernaut. Esse era forte, mais que um leão. Invulnerável. Estava constantemente entre os inimigos filisteus, mas não se contaminava com eles. Poderia andar tranquilamente por qualquer lugar sem ser negativamente influenciado por seus moradores e costumes. Aliás, era tão forte que poderia até mesmo se casar com uma prostituta sem se contaminar com ela!
Sansão, o Juggernaut de Israel era um nazireu. Desde seu nascimento foi dedicado a Deus. Nunca deveria cortar o cabelo nem tomar bebidas fortes. Um anjo anunciou seu nascimento. Sim, Sansão era muito importante. Não só importante, mas também muito forte! Uma queixada de jumento era tudo o que ele precisava para matar mil homens. Por diversão ele amarrou raposas de duas em duas pelos rabos e colocou fogo nos rabos. Na pressa ele entrou na cidade levando consigo o pesado portão nas costas. Nada poderia vencer Sansão! Muitos tentaram matá-lo, mas sem sucesso. Afinal esse era Sansão, o invencível.
Mas, apesar de não ser um herói Marvel, Sansão também tinha sim uma fraqueza, tinha também seu calcanhar de Aquiles. Sansão nunca deveria revelar seu segredo, não poderia cortar o cabelo, sua mente não deveria ser subjugada a ninguém a não ser a Deus. Ah, o controle da mente! Dalila aprenderia como usar contra Sansão essa arte diabólica. O invencível e invulnerável herói estava por descobrir sua grande fraqueza!
SuperCristãos são levados facilmente à confiança em si mesmos. Por que me preocupar? Eu sempre venci essa tentação. Afinal é apenas um jogo. É só um filme. Que mal há numa novela? É só uma festa. Você não acha que vou transar com minha namorada só porque ficaremos sozinhos em casa, não é?! Invulneráveis, assim são eles.
Mas o problema é que Sansão caiu. Sim, nosso Juggernaut morreu de maneira dramática. Foi aprisionado e obrigado a trabalhar como escravo depois de ter seu cabelo cortado e seus olhos vazados. Por que então eu deveria crer que posso ser um SuperCristão? Por que deveria pensar que sou forte o bastante para vencer? Será mesmo que alguém é invulnerável?
Querido Juggernaut, sem o capacete (ver Efésios 6:17 e I Tessalonicenses 5:8) não há como estar invulnerável! Sem o capacete da salvação qualquer um pode dominar nossa mente e assim destruir nosso corpo. Assim como Sansão ou o Juggernaut, você pode estar se sentindo hoje invencível e achando que pode fazer tudo sem se contaminar, ir a qualquer lugar sem sofrer influencias assistir de tudo sem que isso molde sua mente ou acessar qualquer coisa sem maiores efeitos sobre sua mente, mas lembre-se Sansão também pensava assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu ponto de vista...