domingo, 30 de setembro de 2012

Facebook


Não sei exatamente qual a intenção do jovem Mark ao batizar sua rede social de Facebook. Diferente do Sr. Orkut, ele não quis chamar seu aplicativo de Zuckerberg. Não o culpo por isso!
Assim, desde sua criação, a rede tem atraído usuários a cada dia. Fico impressionado ao encontrar amigas contemporâneas de minha avó usando o Facebook e ainda mais espantado ao descobrir uma amiguinha que ainda nem sabe teclar enviando-me o convite para ser minha amiga virtual. Imediatamente pensei: O que ela vai postar? Quem irá curtir? Quão longa será sua timeline? Outras inquietações me vem quando ouço pessoas curtindo tudo. Ok, não me espanto mais que postem: “acabou o papel higienico, alguém traz pra mim?!”, mas o assustador é ver todos curtindo.
Olhando por um outro olhar, acho que consigo enxergar pelo menos dois grupos de usuários da rede. Não quero falar dos que usam mal a rede, então me deterei a esses dois grupos. Mark que me perdoe, mas tomarei a liberdade de chamá-los de FaceReaders e FaceWriters. Os primeiros tem uma tremenda facilidade em ler toda a página. Leem tudo de todos. Sabem tudo de todos. São pessoas de poucas palavras, mas que conseguem passar horas olhando e reolhando os perfis e postagens alheias. Leitores atentos das linhas e entrelinhas que estão atentos a todos os posts (e talvez tenham chego aqui dessa maneira!). Já o segundo grupo de users não tem tanta paciência. Pelo menos não para ficar revendo o que outros postaram. Esses tem verdadeiras maquinas nos dedos. Digitam 500 palavras por minuto enquanto tomam banho! Não faz muito, enquanto esperava o trem, vi uma moça assim. Todos os passageiros olhavam para ela não por sua aparência, mas pela agilidade em teclar em seu celular! Os FaceWriters, tendo muito ou pouco conteúdo cefálico em uso são capazes de encher o histórico de todos os seus amigos.
FaceReaders ou FaceWriters, todos temos uma timeline sendo escrita todos os dias. É bem verdade que nessa rede a maioria das publicações não é compartilhada em público, somente você pode ver! Não postamos tudo o que estamos pensando, mas cada passo é registrado na linha do tempo. Existe de fato um Book onde tudo está sendo registrado. Há registro do que você compartilha, do que você curte e até dos chats em off. Ali há mais do que imagens, vídeos e questões, ali está registrado o seu verdadeiro status. No histórico desse Book estão registradas ainda as solicitações de amizade aceitas e as recusadas (cf. Salmo 1) e as notificações que você recebeu.
Esse Book proverá informações para um outro, com muito mais faces, todas registradas. A Bíblia chama esse book apenas de The Books (Apocalipse 20:12a). Nesse livro tudo o que você curtiu, compartilhou, postou ou pensou está registrado. Além desse Apocalipse (20:12b) fala também de um outro, o Life’s Book ou o Livro da Vida. Ao abrirem-se esses livro, todos serão julgados. Não haverá livros fechados, todos serão abertos e os usuários serão julgados. Ao fazer login, o Juiz terá acesso a todos os perfis e pensamentos. “What’s on your mind?” fará sentido como nunca antes!
Ah, lembre-se, em consulta ao seu book não será visto apenas os Highlights ou aquilo que está em destaque, mas cada post, cada “no que você está pensando?”, tudo na sua timeline será considerado, quer seja bom quer seja mal, e até aquilo que estiver em oculto (ver Eclesiastes 12:13-14). Ali constará se você não é um usuário de muitas faces.
Mas você não precisa ficar com medo. Ao falar sobre os livros, Jesus disse que motivo de maior alegria do que pisar serpentes e escorpiões é ter o nome escrito “in the book” (Cf. Lucas 10:19-20). O problema então não é ter uma conta, um perfil no Livro. Na verdade todos têm.  Não é problema o fato de todos terem de to face o Juiz, o problema pode sim estar no que ali foi escrito e compartilhado.
Ainda hoje, você tem a chance de criar uma nova conta. Ter os posts apagados e receber uma timeline em branco. Um amigo me disse que se você excluir sua conta e recuperá-la, todas as informações estarão ali de novo, sem perda de informações. Mas você tem a oportunidade de recomeçar deixando para trás todos os dados. Você pode hoje fazer login com sua nova senha e descobrir que tudo o que até compartilhou, poluindo seu book, foi apagado e daqui pra frente pode compartilhar desse maravilhoso amor que te formatou.

Quando o Book for aberto e sua Face descoberta, que sentença será publicada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu ponto de vista...